quarta-feira, 16 de maio de 2012

3º Passeio Todo Terreno “TRILHOS DE MANGUALDE”



O 3º Passeio "Trilhos de Mangualde", organizado pelo Clube "RODAS NO TRILHO” proporcionou aos participantes momentos de prazer e adrenalina, num dia da mãe em que todas as mulheres participantes/acompanhantes não pagaram inscrição.

 Eram 10 horas quando arrancaram em caravana os 50 jipes e as 48 motas e quads que marcaram presença num total de cerca de 180 participantes, dando-se assim inicio oficial do 3º Passeio TT " Trilhos de Mangualde" números estes que estavam dentro das previsões do Clube.

Os trilhos para as viaturas 4x4 estavam marcados por road book por cerca de 52 quilómetros com uma dificuldade média, surgindo ao longo do percurso situações em que as redutoras tinham que ser usadas, provocando aos participantes descargas de adrenalina e o delírio por terem conseguido superar determinado obstáculo.

As vistas essas eram estonteantes, ora de um lado se deslumbrava toda a encosta norte da Serra da Estrela, ora se avistava ao longe os cumes da Serra de Montemuro e Caramulo.

As motos e quads seguiram trilhos destintos das viaturas 4x4, percorrendo cerca de 106 quilometras, com piso misto, enduro/rápido, que caracteriza a nossa região, exigindo alguma técnica de condução, provocando naqueles que não estavam tão bem preparados um grande desgaste físico.

Ainda não estavam percorridos 10 quilómetros de fora de estrada e já se aconchegava o estômago com um (grande) pequeno almoço de variados sabores, servido na magnifica Quinta da Marianeta situada nas margens da ribeira de Ludares, que pouco antes se tinha atravessado a vau.

Logo a seguir subiu-se ao cume da serra da Poisada para logo a descer e voltar a subir num autentico carrocel ora trialeiro ora rápido por estradões, entre pinhais e mato serrano com o urze florido e o amarelo das giestas a prevalecer na paisagem. Entretanto chegou-se ao ponto mais alto do concelho com passagem obrigatória pelo monte do Bom Sucesso, local onde se iria fazer o reagrupamento quer das motos quer dos jipes estando á espera de todos um "reabastecimento" com os mais tradicionais sabores da região não faltando o famoso queijo da serra, .

Com o "reabastecimento" feito arrancou-se para a 3ª etapa para percorrer os 20 quilómetros finais, continuando o carrocel de subidas, descidas e passagens de rio a vau, entre pinhais e eucaliptais onde a grande quantidade de caminhos que se cruzavam exigia alguma atenção ao road book, para não se perder o que veio a acontecer a muitos.

Depois de todo o esforço despendido e quando já eram cerca das 16 horas, era óbvio que tinha que se retemperar as forças, e nada melhor que um bom almoço com dois pratos (peixe e carne) servido na mesma magnifica Quinta da Marianeta, onde de manhã também fora servido o pequeno almoço.

Entretanto já muito publico aguardava as máquinas na pista de obstáculos que a organização montou próximo da cidade de Mangualde, chegando os primeiros participantes por volta das 18 horas.

Tentar por todos os meios ultrapassar os difíceis obstáculos que neste caso eram a água e a lama, onde a entre-ajuda foi importante para não ficarem atascados. Os mais teimosos acabariam por sair já com os faróis acessos!

No final a opinião geral dos participantes foi de que os trilhos tinham dificuldades variadas, óptimas para por à prova um 4x4 mas sem estragar material, os motards sentiram-se acompanhados pela organização durante todo percurso, com especial cuidado nas passagens de localidades e cruzamentos de estradas, paisagens fantásticas, organização excelente, boa e muita comida, ficando a vontade de voltarem em próximos eventos.

E tudo isto por um valor de inscrição por participante de 20 euros, mas só os homens é que pagaram!

O Rodas no Trilho - Clube de Praticantes TT de Mangualde, agradece a todos os participantes, às entidades públicas e privadas que colaboraram, à Câmara Municipal de Mangualde, aos patrocinadores, aos amigos que ajudaram na organização já que só com a ajuda de todos eles foi possível o sucesso alcançado.

1 comentário:

  1. Parabéns Malta!

    Não sei como conseguem organizar Sempre o melhor dos melhores passeios que faço.

    Fantástico a comida os trilhos e a pista!

    Continuem como vocês há poucos a organizar tão bem!

    M. Sampaio

    ResponderEliminar